Notícias

13/07/2018

PARTICIPAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA NO CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA DO JOELHO 2018 – PRÊMIO MELHOR TRABALHO CIENTÍFICO

O Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP (DOT EPM-UNIFESP) (http://www.ortopediaepm.com.br) teve intensa participação no Congresso Brasileiro de Cirurgia do Joelho 2018.

O Congresso Brasileiro de Cirurgia do Joelho reúne bianualmente os membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ) para estimular a troca de conhecimento e a divulgação dos últimos avanços nas áreas de artroscopia, cirurgia do joelho, medicina do esporte, ensino e educação médico continuada. A SBCJ é uma das mais expressivas e renomadas sociedades ortopédicas brasileiras, sendo extremamente numerosa, envolvendo a participação de médicos de todas as regiões do Brasil. Durante os congressos também são realizadas as provas para admissãoo de novos membros, divididas em uma prova teórica e uma porva oral com a arguição de casos clínicos. O congresso teve três dias intensos de atividades didáticas e discussões, além de proporcionar a integração social entre seus participantes.

           O DOT EPM-UNIFESP, atualmente sob a chefia do Prof. Dr José Eduardo Puertas, Professor Titular e Chefe do Departamento, foi muito bem representado por seus membros. Diversos profissionais do Departamento ministraram aulas de altíssimo nível e interagiram com expoentes internacionais, como o Dr Robert LaPrade e o Dr David Dejour  na discussão de casos clínicos e tópicos de atualização em cirurgia do joelho. Destaca-se o prêmio de melhor trabalho científico na categoria Joelho Esportivo, vencido pelos seguintes membros do DOT: Dr Carlos Franciozi, Dr Rogerio Teixeira de Carvalho, Dra Sheila Jean McNeill Ingham e Prof.Dr Rene Jorge Abdalla. Tendo financiamento da FAPESP e sendo realizado em parceira com a University of Southern California como parte do pós-doutorado do Dr Carlos Franciozi e do doutorado do Dr Rogério Teixeira, o estudo supervisionado pelo Prof. Dr. Rene Abdalla aborda um método de tratamento inovador para a lesão do ligamento cruzado anterior e do ligamento cruzado posterior, sendo considerado o melhor trabalho devido a sua relevância clínica e potencial de melhora dos resultados no tratamento dos pacientes.

O DOT sempre teve importante atuação junto à SBCJ, contribuindo inclusive com alguns de seus ex-presidentes, como o Prof. Dr. Marcus Luzo, o Prof. Dr.  Rene Abdalla e o Prof. Dr. Moisés Cohen que ainda se mantém atuantes e contribuindo para o avanço da qualidade da cirurgia do joelho no Brasil. Atualmente, o Dr Marcelo Kubota integra a Diretoria Nacional da SBCJ, o Dr Geraldo Granata integra a Diretroia da Regional São Paulo da SBCJ e o Dr Carlos Franciozi é instrutor do projeto Treinando os Treinadores, que visa aprimorar os preceptores dos serviços cadastrados da SBCJ em cursos realizados nos Estados Unidos.

Com essas participações e atuações de destaque, o DOT EPM-UNIFESP demonstra ter alcançado importante maturidade e credibilidade científica com elevada projeção internacional. Estas, fruto da consolidação da sua base de ensino, assistência e pesquisa, que são atualmente amparados em uma estrutura multicêntrica descentralizada com coordenação central, representada pela Chefia do Departamento, pela Preceptoria dos Residentes e pelas Coordenações dos Grupos do DOT EPM-UNIFESP. Com atuação no Hospital São Paulo, Hospital Municipal de Barueri, o novo Hospital Regional de Sorocaba, Hospital Municipal de Parelheiros, Hospital das Clínicas de São Bernardo do Campo (Municipal), Hospital Estadual de Diadema, Hospital Geral de Pirajussara, Hospital Municipal Doutor Arthur Ribeiro de Saboya (“Jabaquara”) e Hospital Municipal Vereador José Storopolli (“Vila Maria”), o DOT EPM-UNIFESP mantém sua tradicional qualidade e competência na constituição de seu corpo clínico e na formação dos residentes que tornam-se os profissionais formadores de opinião do amanhã e tem orgulho de participar da comemoração dos 85 anos da Escola Paulista de Medicina neste ano de 2018.

Dr Carlos Eduardo da Silveira Franciozi

Professor Afiliado do Departamento de Ortopedia e Traumatologia EPM/UNIFESP

Professor Orientador do Mestrado Profissional Associado à Residência Médica EPM/UNIFESP

Pós-Doutorado pela University of Southern California – Los Angeles – USA

Título de Research Scholar pela University of Southern California – Los Angeles – USA

Doutor em Medicina pela EPM/UNIFESP

Supervisor do Programa de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia EPM/UNIFESP

Chefe da Preceptoria da Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia EPM/UNIFESP

Coordenador Científico do Grupo Joelho EPM/UNIFESP

CRM 111501

TEOT 10930

RQE 28004

Email: cacarlos66@hotmail.com

Site:

http://carlosfranciozi.com