Residência

Programa de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia do
Departamento de Ortopedia e Traumatologia da
Escola Paulista de Medicina – UNIFESP

A Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP é um programa de acesso direto, credenciado junto ao Ministério da Educação e Cultura – MEC e à Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT, com 12 vagas anuais.

O programa tem duração de 3 anos e destaca-se pela tradicional qualidade e excelência na formação de seus residentes observadas na credibilidade e aceitação desses profissionais no mercado de trabalho, bem como nas colocações de destaque obtidas no exame periódico obrigatório de especialista da SBOT nos últimos anos. Enraizado em um renomado corpo clínico docente com projeção nacional e internacional nas diversas áreas de atuação e setores da ortopedia, desde o ensino até a assistência e pesquisa, o departamento orgulha-se de preparar e formar os residentes que serão os profissionais formadores de opinião do amanhã.

Atuando em diversos hospitais, o programa de residência oferece uma completa formação teórico-prática,  mantendo seu elevado padrão mesmo diante de crises financeiras e da saúde, responsáveis pela depleção da qualidade do ensino e formação. Essa expansão e amplitude de atuação dos residentes do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP, sempre dentro dos limites estipulados pela Comissão de Residência Médica Nacional, garante a perpetuação da educação com qualidade, uma vez que os residentes atuam no Hospital São Paulo, no Hospital Estadual de Diadema, no Hospital Geral de Pirajussara, no Hospital Vila Maria (Hospital Vereador José Storopolli), no Hospital Municipal de Clínicas de São Bernardo do Campo e no Hospital Jabaquara (Hospital Arthur Ribeiro Saboya). Todas as atividades são supervisionadas por médicos especialistas membros do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP e o residente, ao final do programa, encontrar-se-á capacitado e apto para atuação clínico-cirúrgica da ortopedia mediante sua extensa e completa formação teórico-prática.

O programa de residência médica também conta com o Mestrado Profissional Associado à Residência Médica – MEPAREM da UNIFESP. Este objetiva dar maior eficiência e ênfase na formação técnica científica dos residentes, desenvolvendo suas habilidades e pensamento crítico para a pesquisa aplicada. Desta maneira, os residentes aprovados e capacitados no MEPAREM, ao término do programa, também apresentam a titulação de mestrado profissional, estimulando e potencializando sua pós-graduação.

Regimento Interno – download

Supervisão da Preceptoria

Membros da Preceptoria

Secretária