Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa

Introdução

O Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa é composto de uma ampla estrutura física, localizada em um dos melhores pontos da cidade de São Paulo, próximo ao Parque do Ibirapuera. Conta com um quadro de dez modalidades esportivas, e seu funcionamento é voltado para a formação do atleta e seu desenvolvimento no âmbito esportivo nacional e internacional.

As modalidades praticadas incluem Futebol, Handebol, Basquetebol, Voleibol, Atletismo, Natação, Luta Olímpica, Ginástica Artística, Boxe e Judô, e são estruturadas com atletas de diversas categorias, tanto do sexo masculino quanto do feminino.

Em 2008 o Centro Olímpico passou por uma ampla reforma que transformou sua área esportiva. As três quadras, a piscina olímpica, os tatâmes de judô e luta olímpica, a área da ginástica área e o boxe foram totalmente reestruturados e hoje apresentam-se como referência no Brasil. Em 2009 foi a vez da reforma da pista de atletismo e do campo de futebol, onde já em 2010 ocorreram diversos campeonatos nacionais como o Troféu Brasil de Atletismo e os treinamentos da Seleção Brasileira de Futebol Feminino.

Nos anos de 2010 e 2011 vários atetas de alto rendimento começaram a treinar no Centro, devido a excelência de suas instalações esportivas, dentre eles Maurren Maggi, Jadel Gregório e César Cielo.

O atendimento dos atletas na área de saúde é realizado através de equipe multidisciplinar contratada, composta por médicos, fisioterapeutas, enfermeiras, assistente social, nutricionistas, psicólogas e dentistas.

O Centro de Traumatologia Esportiva da Escola Paulista de Medicina/ UNIFESP (CETE), formado por profissionais especialistas em traumatologia, fisioterapia e medicina esportiva e com ampla experiência relacionada à área, por meio de convênio firmado com o COTP, disponibiliza sua equipe no intuito de sistematizar o atendimento, acompanhar e dar suporte aos atletas.

Esta programação tem por objetivo organizar as atividades científicas realizadas pelo CETE no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, sistematizando a avaliação e a evolução dos treinamentos e tratamentos de lesões dos atletas com a finalidade de obtenção de dados para a realização de programas mais adequados de tratamento e prevenção de lesões especificamente no âmbito esportivo, principalmente no atleta jovem em formação que é o que mais se enquadra no perfil de selecionamento do COTP.

O Centro de Fisioterapia do COTP está em funcionamento desde 2002 e fica aberto de segunda a sexta das 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00.

Meios

  • Avaliação pré- temporada através de ficha de avaliação inicial: realizada em todos os atletas durante o exame médico pós peneira e nos atletas restantes após este período diretamente nos locais de treinamento.
  • Acompanhamento prospectivo de lesões: por meio do atendimento ambulatorial, com preenchimento da ficha de acompanhamento de lesões.
  • Aplicação de protocolos específicos de prevenção e/ou tratamento.
  • Desenvolvimento de treinamento de prevenção de lesão com as modalidades esportivas.
  • Acompanhamento fisioterápico em eventos esportivos realizados pelo COTP (como as Copas COTP de judô e voleibol).
  • Sistematização de coleta e aproveitamento de dados por meio de:
    a) implantação de sistema de computação ( já em andamento), com rede completa para cadastramento de atletas e de dados em todas as áreas de atendimento no ambulatório.
    b) organização da produção científica em tipos de trabalho científico a serem implementados;
    c) encaminhamento dos pacientes pertinentes aos grupos de pesquisa.
    d) relatórios mensais de produção científica.

Grupos de trabalhos científicos a serem realizados

  1. Trabalhos visando verificação de incidência de determinadas patologias em determinados grupos ou modalidades- para estruturação de estatística própria do COTP para as patologias mais incidentes nas determinadas modalidades esportivas, segundo observação da literatura atual
  2. Trabalhos prospectivos randomizados utilizando comparação de instrumentos e protocolos de acordo com segmento e/ou patologias de interesse.

Coordenador Geral do COTP
Henrique Guimarães

Coordenador Médico
Carlos Tadeu Moreno

Coordenador da Fisioterapia
Marcelo Bannwart Santos