Conjunto Desportivo Constancio Vaz Guimarães

Em 1997 o CETE, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude, criou seu primeiro Departamento de Fisioterapia no Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães.

O Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, que reúne o Ginásio do Ibirapuera, foi inaugurado em 1957, idealizado pelo atleta e arquiteto Ícaro de Castro Mello, que empresta seu nome ao estádio de atletismo. Possui 100 mil m² de área, sendo um dos maiores e mais equipados complexos desportivos da América Latina. Sua estrutura é formada por ginásios poliesportivos, o conjunto aquático e um estádio com uma das melhores pistas de atletismo da América Latina. Hoje o complexo passa por uma grande reforma que permitirá, ainda nesse ano, a realização de eventos esportivos nacionais e internacionais.

Em 1999, juntamente com a Secretaria Estadual de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo, o CETE participou da criação do projeto “Menor pelo Esporte Maior”, idealizado pelo então Secretário Dr. Marcos Arbaitman auxiliado pelo Professor Pereira.
Nesse mesmo ano, foi montado um setor de fisioterapia e atendimento médico, com o objetivo de prestar assistência especializada aos atletas carentes integrantes do Projeto Futuro e aos atletas que procurassem o serviço ambulatorial neste local.

O CETE participa do programa olímpico Projeto Centro de Excelência, conhecido como “Projeto Futuro”, realizando atendimento em ortopedia, traumatologia e medicina esportiva para atletas de todo o Brasil que vivem no CVG em regime de internato, praticantes de judô, atletismo e voleibol. Outros esportes também são praticados no local, como: futebol, basquetebol, ginástica olímpica, natação, esgrima, futebol de salão, boxe, rugby e tiro com arco, além de todas as modalidades para-olímpicas.

O CETE sempre teve apoio da Secretaria por meio do Secretário Dr. Lars Grael, e atualmente pelo Dr. Jorge Pagura.

Recentemente, em 2010, o setor de Fisioterapia foi transferido para uma sala maior, permitindo a acomodação dos equipamentos e a realização de todas as modalidades da fisioterapia esportiva.

No ano de 2010 o Setor de Fisioterapia realizou 4500 atendimentos de atletas carentes provenientes dos mais variados esportes.

Muitos dos atletas tratados no setor de reabilitação do CVG são, ou foram, medalhistas em competições nacionais ou internacionais. Dentre eles, podemos citar: Maurren Maggi (campeã olímpica de salto em distância em Pequim), Jadel Gregório (Medalha em vários pan-americanos e competidor nas olimpíadas de Atenas e Pequim na modalidade salto triplo), Rosângela Conceição (primeira brasileira a disputar uma Olimpíada na modalidade luta-olímpica), Aurélio Miguel (primeiro ouro olímpico no judô), Tiago Henrique Camilo (medalha de prata no Judô na Olimpíada de Sydney), Vânia Ishii (bicampeã pan-americana de judô), Raphael Raymundo de Oliveira (medalhista no revezamento 4x100m rasos nos jogos Olímpicos de Sydney), Eronildes de Araújo (tricampeão pan-americano na modalidade 400m com barreiras), Magnólia Figueiredo (recordista brasileira nos 400m rasos).

O estádio de atletismo Ícaro de Castro Mello tem capacidade para treze mil pessoas. O Conjunto Aquático Caio Pompeu de Toledo, possui uma piscina olímpica, tanque de saltos e quatro piscinas para aprendizado, com capacidade para cinco mil espectadores. O Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro tem capacidade para três mil pessoas e, o Palácio do Judô para quinhentas pessoas.

O Conjunto Esportivo Constâncio Vaz Guimarães situa-se na Rua Manoel da Nóbrega, 1361 Ibirapuera – CEP: 04001-003 – São Paulo – SP

O setor de Fisioterapia funciona das 8:00h as 12:00h e das 13:00h as 17:00h.

O atendimento médico é realizado todas as quartas-feiras das 14:00h as 17:00h.

Coordenadora do Setor de Fisioterapia: Ligia Leme
Coordenador do Ambulatório Médico: Dr. Leonardo Ramos