Grupo de Trauma e Pronto Socorro

Os setores de Trauma e Pronto-socorro fazem parte da Disciplina de Traumatologia e são naturalmente responsáveis pelo primeiro atendimento e condução dos casos de trauma que dão entrada diariamente no Hospital São Paulo. Atualmente a Disciplina de Traumatologia é chefiada pelo Prof. Fernando Baldy dos Reis (chefe) e Prof. Flávio Faloppa (vice-chefe). O Pronto-socorro tem como coordenador o Prof. Helio Fernandes e o setor de Trauma, o Dr. Daniel Balbachevsky.

A traumatologia ortopédica evoluiu muito nas últimas décadas. Com o advento de novas tecnologias de implantes, exames diagnósticos e técnicas de abordagem cirúrgica, houve um progresso muito grande em relação a resultados e reabilitação do paciente, objetivando o retorno mais precoce e seguro possível do paciente às suas atividades habituais. Esses avanços ocorrem constantemente, não só tecnologicamente, mas em relação à pesquisa e publicações científicas, e uma área especializada nesse estudo se faz certamente necessária, de modo a acompanhar essa evolução incessante.  Esta é a proposta deste setor: estudar, discutir e aplicar a melhor forma de tratamento aos pacientes com trauma ortopédico, levando em conta as evidências da literatura e as opções mais atuais.

Para isso contamos com uma equipe completa e multidisciplinar, composta de especialistas renomados e experientes, assistentes competentes em todas as regiões do esqueleto, pós-graduandos em fase de aperfeiçoamento, residentes em formação, médicos clínicos e infectologistas com experiência profunda na área de infecção ortopédica, e fisioterapeutas e enfermeiros especializados na reabilitação e manejo dos pacientes ortopédicos.

Em relação à rotina do serviço, os pacientes que chegam ao setor de Pronto Socorro seguem um protocolo pré-estabelecido. Os casos reconhecidos como de emergência vão imediatamente para o centro cirúrgico para tratamento imediato, enquanto os considerados de urgência são programados para tratamento assim que existirem condições clínicas e logísticas, após discussão com os assistentes, incluindo planejamento abrangendo desde o desenho das fraturas com a colocação dos implantes, à verificação da condição pré-operatória tanto clínica quanto local e os diversos passos cirúrgicos.

Contamos com a assessoria diária da infectologista, Dra. Adriana Macêdo Dell’Aquila, em nossa enfermaria, além de residentes clínicos gerais que avaliam os pacientes diariamente, sempre sob a supervisão de um docente.

No período pós-operatório temos protocolos específicos de reabilitação para cada caso, desenvolvidos pelo setor de Reabilitação, chefiado pelas fisioterapeutas Dra. Gisele Landim e Izabel Tavares.

O setor de Trauma e Pronto Socorro orienta graduandos, residentes e pós-graduandos nas visitas na enfermaria, discute casos clínicos no ambulatório, no pronto-socorro e nas cirurgias.

Atendimento

O ambulatório do Trauma tem atendimento todas as 2ª,4ª e 6ª feiras a partir das 08:00 horas no prédio dos ambulatórios do Hospital São Paulo. Um ambulatório especializado em infecções ortopédicas ocorre simultaneamente nas 4as. feiras no mesmo horário, coordenado pela Dra. Adriana Macêdo Dell`Aquila.

Contato

Departamento de Ortopedia e Traumatologia
Secretária: Priscila Souza
Tel.: (11) 5576-4848 Voip 3006
E-mail: pripdot@gmail.com