13/01/2014

INTO São Paulo

Com a presença dos ministros Alexandre Padilha, do ministério da saúde, Eleonora Menegucci do ministério da mulher, Jose de Filippi, secretario municipal da saúde, Wilson Polara, secretário Estadual da Saúde em exercício, Marcos Musafir, secretario da saúde do Estado do Rio de Janeiro, Helvécio Magalhães, secretario de atenção à saúde do ministério, João Matheus, presidente do INTO RJ, senador Suplicy, e da Magnifica reitora da UNIFESP Profa. Soraya Smaile além dos diretores do Campus São Paulo, Rosana Puccini e da Escola Paulista de Medicina, Antonio Carlos Lopes e de diversos professores da escola Paulista de Medicina, tivemos um dia de grande júbilo para o Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Escola Paulista de Medicina dessa Universidade. Aos 75 anos de Ortopedia na nossa Escola, recebemos para a comunidade de São Paulo esse grande presente do Ministro Padilha, qual seja a criação do Instituto Nacional de Traumato Ortopedia em São Paulo sob a égide da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo.

Por que ter um instituto para tratar de doenças ortopédicas de média e alta complexidade, crônicas e eletivas? Os prontos socorros em nossa cidade estão cheios sim, mas muitos dos casos já não mais caracterizados como emergência, veem na porta aberta de um PS a sua única solução.

O Trauma músculo-esquelético e as doenças ortopédicas degenerativas, são causas frequentes de incapacidade e óbito na população, à parte dos traumas em acidentes de trânsito, no trabalho, esportes e armas de fogo, que constituem metade dos atendimentos dos serviços de emergência da cidade e que deixam sequelas que precisam ser tratadas posteriormente, com grande prejuízo laboral.

Em São Paulo o trauma e suas sequelas, são as principais causas de morte até a idade de 44 anos, e causa a perda de mais anos de vida produtiva do que a combinação de câncer e doenças cardiovasculares. São Paulo, com mais de 20 milhões de habitantes, carece de centros de referência no tratamento de doenças e traumas ortopédicos de médias e altas complexidades. Isso permitirá avanços tecnológicos, aumento do número e qualidade no atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) pela estrutura especializada a ser oferecida. Deverá ser centro de excelência na área de ortopedia, traumatologia e reabilitação do país.

O atendimento aos idosos, vítimas de diferentes tipos de deformidades e sequelas tem aumentado de forma significativa. A prevalência das doenças degenerativas está em franca expansão no Brasil e no mundo e tudo faz prever que será um dos grandes desafios da Saúde Pública neste milênio.
A Cidade de São Paulo, uma das maiores do mundo, requer a criação de Centros com estas características, por isso o Instituto Nacional de Ortopedia -INTO e o Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo- se propõem em parceria com o governo Federal, juntamente com a secretaria Municipal da saúde, a instalar um instituto de excelência em Ortopedia e Traumatologia para o atendimento em alto nível ao Sistema único de Saúde em São Paulo.

Prof. Dr. Moisés Cohen
Professor Titular e Chefe do Departamento de Ortopedia e