Grupo de Ombro e Cotovelo

Histórico

No ano de 1987 por iniciativa do Prof José Laredo Filho  foi criado o Grupo de Ombro no Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Escola Paulista de Medicina, chefiado pelo Prof. Sérgio  Nicoletti, após retornar dos Estados Unidos estagiando em vários serviços especializados na cirurgia do ombro. Até o ano de 1990, o Grupo dedicava-se apenas as doenças do ombro, quando então o jovem Dr. Marcelo Matsumoto, experiente Cirurgião de Mão, um dos pioneiros da Cirurgia do Cotovelo no Brasil, introduziu  o tratamento das doenças dessa articulação no Grupo de Ombro, formando assim o Grupo de Ombro e Cotovelo da Escola Paulista de Medicina.

Continue lendo o histórico…

Missão

Nossa missão é prestar assistência para o prevenção e tratamento das afecções do ombro e cotovelo. Pautada no cuidado de excelência baseado no modelo centrado no paciente, com compaixão e empatia. E assim honrando nosso compromisso com o ensino acadêmico de qualidade, pesquisa de ponta e análise crítica dos resultados das mais diversas condutas. É pautada no tripé da assistência, ensino e pesquisa.

O principal procedimento da cirurgia de ombro e cotovelo é o reparo do manguito rotador.

Em recente levantamento feito no DATASUS foi verificado que a nossa instituição é responsável por quase 10% de todos os procedimentos eletivos de reparo do manguito rotador realizados no estado de São Paulo.

Esses dados fazem referência ao período de Fevereiro/2018 até Outubro/2022.

Dados brutos:

Cirurgias eletivas de reparo do manguito rotador no estado de São Paulo: 5747

Cirurgias eletivas de reparo do manguito rotador no Hospital São Paulo: 437

Os números revelam a relevância do hospital são Paulo, e do nosso grupo, na prestação de assistência médica à população assistida pelo SUS.

O trabalho desenvolvido por membros do nosso grupo recebeu o prêmio de melhor estudo experimental no 54º Congresso Brasileiro de Ortopedia. O prêmio representa o reconhecimento da Sociedade Brasileira de Ortopedia pelas atividades desenvolvidas na área de engenharia tecidual.

A impressão 3D é um recurso fantástico para programação pré-operatória nos defeitos graves da glenoide, possibilitando simular o procedimento cirúrgico, trazendo o mundo virtual para nossas mãos.

 

A realidade mista deve modificar definitivamente a forma como os cirurgiões se orientam durante um procedimento cirúrgico.

Esse trabalho é o resultado da parceria do nosso grupo com o Professor Shanaka e o engenheiro Silas Cotaifer da VCU Universidade da Virginia.

 


É com muito prazer que compartilhamos a participação do Grupo da Escola Paulista de Medicina no XIV Congresso Brasileiro de Cirurgia de Ombro e Cotovelo em Gramado/RS.

Foi um momento de grande importância para estar em contato com tantos outros profissionais qualificados que tornaram este evento ainda mais rico e proveitoso, com uma programação científica que permitiu a conquista de novos conhecimentos.

Esperamos continuar a fazer parte de momentos tão importantes para a área da cirurgia do ombro e cotovelo.


No último sábado, tivemos o prazer de participar do 53º Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

Neste evento, contribuímos para expandir e atualizar a formação dos especialistas, trazendo novas abordagens de ensino, pesquisa e educação continuada que contribuirão para o atendimento, de forma mais eficiente, aos pacientes.

Acreditamos que a troca de conhecimentos e experiências vividas neste ramo devem ser constantemente enriquecidas pelo debate e novas visões, rumo a uma medicina de maior reabilitação, segurança e cura para as mais diversas condições.

A Liga Acadêmica de Traumatologia e Ortopedia (LATO) foi fundada em 2001.

 Diversos alunos passaram pela LATO, muitos deles hoje seguem pelas diferentes áreas da medicina, além, claro, da própria ortopedia e Traumatologia. Vários desses, inclusive, atuam com importante impacto no meio acadêmico e científico.
Atualmente a liga conta 6 preceptores (Dr Marcel Jun Sugawara Tamaoki, Prof Coordenador da liga; Dr Fabio Teruo Matsunaga; Dr Arthur Yudi Utino; Dr Rubens Guilherme Gonçalves; Dr Lauro Jose Rocchetti Pajolli; Dr Bruno Zampaulo) e 20 vagas para ligantes. Dentre as atividades, incluem se atividades teóricas e práticas . Essas vão desde práticas em modelos para treinamento de suturas e práticas de confecções de orteses gessadas, até seguimentos conjuntos em cirurgias tutoradas.

 

Contato

Secretária Administrativa: Silvana

Casa da Mão
Rua Borges Lagoa, 786

Contatos
Tel.: (11) 5571-7106
Email: [email protected]
Website: www.ombroecotovelounifesp.med.br