A Disciplina de Ortopedia Pediátrica (DOP) tem como área de concentração do conhecimento e objeto de estudo as alterações ortopédicas que acometem a criança desde o período neo-natal até a maturidade do sistema músculo-esquelético.

Esta área do conhecimento fez parte integrante da fundação da Escola Paulista de Medicina. Em 1933, a Disciplina de Ortopedia e Cirurgia Infantil, dirigida pelo Prof. Dr. Domingos Define, demonstrava particular atenção às Malformações Congênitas do Aparelho Locomotor. Seu sucessor, o Prof. Dr. Marino Lazzareschi, na década de 70, ressaltou a necessidade de proporcionar à criança um atendimento especializado. Estimulou na Disciplina de Ortopedia e Traumatologia a formação de grupos interessados nas doenças do sistema músculo-esquelético imaturo, com atuação específica nas afecções do Pé, do Quadril, nas Malformações e nas Doenças Neuromusculares. Nessa ocasião, coube ao Prof. José Laredo Filho a responsabilidade pelo desenvolvimento e organização do ensino e estudo destes distúrbios. Posteriormente, já em meados das décadas de 80 e 90, a coordenação destes ambulatórios foi de responsabilidade dos seguintes médicos: Dr. Henrique Sodré, Dr. Akira Ishida, Dr. Carlo Milani, Dr. José Antonio Pinto, Dr. Danilo Masiero e Dr. Antonio Augusto Couto de Magalhães.

Paralelamente ao desenvolvimento destas atividades de ensino e assistência, o Programa de Pós-graduação em Ortopedia formou uma quantidade expressiva de profissionais na área de Ortopedia Pediátrica, entre eles: Marco Aurélio Telöken, Sergio Satoshi Kuwajima, Alexandre Francisco de Lourenço, Eiffel Tsuyoshi Dobashi, Mario Kuhn Adames, Eduardo Abdalla Saad, Paulo Kenji Honmoto, Luiz Carlos de Andrade Jr, Patrícia Corey Yamane, Francesco Camara Blumetti entre outros. Com relação aos temas desenvolvidos, destacamos a pesquisa liderada nos meios acadêmicos pelo Prof. José Laredo Filho – Classificação Artrográfica de Laredo – que gerou teses de Mestrado, de Doutorado e de Livre Docência. Outros temas importantes também foram pesquisados e publicados em periódicos indexados, nacional e internacionalmente, e tiveram assento na DOP.

Historicamente, podemos descrever que a trajetória do “Grupo de Ortopedia Pediátrica” foi planejada a partir da criação da estrutura do Departamento de Ortopedia e Traumatologia, ocorrido em 1991, sob o comando do Prof. Laredo. Três anos decorridos, compunham-se corpo docente, estrutura de ensino e de assistência para formar a DOP do DEPARTAMENTO DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA. Participaram desta primeira etapa os docentes Henrique Sodré, Sérgio Bruschini, Reynaldo Jesus-Garcia Filho e Carlo Milani. Além disso, não podemos deixar de mencionar a colaboração irrestrita do Prof. José Laredo Filho e do Prof. Akira Ishida, chefe do Departamento e da Disciplina de Ortopedia e Traumatologia, respectivamente naquela ocasião.

Em 1995, com a aprovação pelo Conselho Universitário da UNIFESP da criação da DOP, foi eleito por seus pares o Prof. Henrique Sodré para chefiá-la que permaneceu neste cargo por três gestões consecutivas. Em 2002, o Prof. Akira Ishida solicitou sua transferência para a DOP e foi eleito chefe da mesma por duas gestões. Atualmente esta é conduzida pelo Prof. José Antonio Pinto.

Com a criação da DOP a formação especializada nesta área consolidou-se sobremaneira no meio acadêmico. Anualmente, duas vagas são disponibilizadas para a formação do R4 no Curso de Especialização em Ortopedia Pediátrica. Ressaltamos que, nesta modalidade de ensino, mais de 50 profissionais tiveram sua formação concluída em nossa Disciplina.

Atualmente, o corpo docente é composto pelos seguintes elementos: Prof. Akira Ishida (Professor Titular), Henrique Sodré (Professor Associado), José Antonio Pinto (Professor Adjunto), Carlo Milani (Professor Adjunto e Livre Docente) e Eiffel Tsuyoshi Dobashi (Professor Adjunto). Dentre os servidores técnico-administrativos concursados pela UNIFESP na categoria de médicos, citamos: Sergio Satoshi Kuwajima (Doutor), Alexandre Francisco de Lourenço (Doutor), Eiffel Tsuyoshi Dobashi (Doutor), Eduardo Abdalla Saad (Doutor), Mário André S. Ishida (Mestre).

A DOP mantém estreito relacionamento com os Departamentos e Disciplinas da EPM-UNIFESP, destacando-se a Pediatria, Diagnóstico por Imagem, Reumatologia, Cirurgia Vascular, Cirurgia Plástica Reparadora, Genética, Endocrinologia, Neuromuscular, Neurologia, Nutrição, Nefrologia, Anatomia Patológica e Morfologia. Além disso, por conta do convênio de gestão da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo com a UNIFESP/Hospital São Paulo, prestamos assistência especializada nos Hospitais de Vila Maria, Pirajussara e Diadema.

Pela sua atuação no âmbito acadêmico, a DOP propícia estrutura para o desenvolvimento de atividades de investigação clínica e pré-clínica (experimental), com a implantação de Linhas de Pesquisa consistentes e que geram produção científica. Este incentivo ocorre desde os trabalhos de Iniciação Científica que fortalecem a aproximação do aluno junto a pesquisa, bem como na Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia e na Especialização em Ortopedia Pediátrica.

Tradicionalmente, a pós-graduação “stricto-sensu” tem apresentado inúmeros mestres e doutores que desenvolveram suas teses na DOP e que se destacam na Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica (SBOP), e Regional São Paulo da SBOT. Internacionalmente, destacamos que a presidência da International Federation of Pediatric Orthopaedic Societies (IFPOS) cabe ao Prof. Carlo Milani.