O Grupo de Medicina e Cirurgia do Pé (Grupo do Pé Adulto) foi um dos primeiros grupos de estudo de especialidade a surgir na antiga Disciplina de Ortopedia e Traumatologia do Departamento de Cirurgia da Escola Paulista de Medicina.

Foi idealizado nos anos 70 e conduzido pelo Prof. Dr. Marino Lazzareschi por alguns anos. Sob a chefia do Prof. Dr. Sérgio Bruschini, iniciou-se o processo de crescimento e divulgação do grupo que, em virtude de seu importante papel assistencial e produção científica, passou a ganhar notoriedade nacional e internacional, consolidando-se como um dos mais importantes do país.

Com a criação do Departamento de Ortopedia e Traumatologia, o Grupo do Pé passou a ser denominado Setor de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé integrando a Disciplina de Ortopedia.

Durante a chefia do Prof. Dr. Caio Nery, o grupo amadureceu seu espírito acadêmico e inovador, introduzindo novas técnicas no tratamento de afecções do tornozelo e pé incluindo a abordagem artroscópica. O Prof. Dr. Jorge Misuzaki fortaleceu o grupo e o Curso de Especialização (R4).

Dentre as atividades de ensino, o Setor de Medicina e Cirurgia do Pé participa:

– na formação de alunos de medicina do terceiro ao sexto da Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina

– na especialização dos residentes do segundo e terceiro anos do programa de residência médica do Departamento de Ortopedia e Traumatologia

– na formação de especialistas em Medicina e Cirurgia do Pé e Tornozelo (R4) coordenado pela   Pró Reitoria de Extensão da UNIFESP

– na atenção a alunos visitantes nacionais e internacionais (fellows)

– na titulação em pós graduação de seus integrantes

O curso de formação de Especialista em Pé e Tornozelo (R4) tem duração de um ano e respeita todas as determinações curriculares impostas pela ABTPé e por entidades internacionais. Desde a sua criação, nossa especialização foi responsável pelo treinamento e pós-graduação de muitos Cirurgiões de Pé em todo o Brasil.

Os integrantes do grupo são muito participativos na  ABTPé, desde a sua fundação, tendo ocupado todos os cargos disponíveis nos quadros da associação, e a presidência por dois mandatos.

Com uma produção científica robusta, em revistas nacionais e internacionais, desenvolvemos pesquisa em todos os campos da especialidade. Temos publicação em tendinopatias, artroscopia, lesões condrais, instabilidade do tornozelo, pé insensível e artroplastia total do tornozelo. A cada ano, aumenta o interesse dos novos integrantes por aprimoramento nos maiores e mais importantes serviços da especialide em todo o mundo.

Realizamos, de forma semanal, a reunião científica do grupo, em que são discutidos os principais tópicos e técnicas da atualidade, com o objetivo de desenvolver e aprimorar os participantes. Uma vez por mês, esta reunião é realizada em parceria com o Departamento de Diagnóstico por Imagem, capacitando o grupo de ortopedistas e melhorando a integração com os radiologistas.

Com tudo isso, o Setor de Medicina e Cirurgia do Pé da UNIFESP tem se destacado na participação e coordenação de congressos, cursos e eventos em nacionais e internacionais, em conjunto com os maiores expoentes da especialidade nos quatro continentes.

Além da atividade científica, o grupo atua na assistência e cuidados especializados em Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé no Hospital São Paulo – Universidade Federal de São Paulo, Hospital Estadual de Diadema (OSS-SPDM) e Hospital Municipal Dr. Arthur Ribeiro de Saboya (H. Municipal do Jabaquara). Complementam as funções do grupo a participação em atividades assistenciais e acadêmicas em serviços privados da cidade de São Paulo.

Tudo isso nos permite que o estudo e assistência em várias áreas, como pé insensível, pé neurológico, pé reumático, patologias do pé em geral, reabilitação e lesões esportivas (atletas e dançarinos), essa em parceria com o Centro de Traumatologia do Esporte.

Hoje, o Grupo do Pé da Escola Paulista de Medicina mantém seu protagonismo através da combinação da produção científica com a qualidade assistencial, características que se transmitem a todos os integrantes.

Oferecemos à sociedade brasileira nossa contribuição científica, assistencial e pedagógica, participando da formação de excelentes profissionais, e  respeito à saúde no seu mais alto patamar.

Dra. Tania Szejnfeld Mann
Chefe do Setor de Cirurgia e Medicina do Pé e Tornozelo
Escola Paulista de Medicina – UNIFESP

Contato
Departamento de Ortopedia e Traumatologia
Te.: 5576.4848 voip17173
email:  [email protected];[email protected]