Atividades do Grupo, Formação Residentes e Especializandos

Atividades do Grupo, Formação Residentes e Especializandos

O Grupo do Joelho do DOT-EPM-UNIFESP desenvolve atividades assistenciais, de ensino e pesquisa e se destaca pela tradicional qualidade e excelência na formação de seus residentes e especializandos observadas na credibilidade e aceitação desses profissionais no mercado de trabalho. Enraizado em um renomado corpo clínico docente com projeção nacional e internacional, desde o ensino até a assistência e pesquisa, o Grupo orgulha-se de preparar e formar os residentes e especializandos que serão os profissionais formadores de opinião do amanhã.

Atuando em diversos hospitais, o Grupo do Joelho do DOT-EPM-UNIFESP oferece uma completa formação teórico-prática, mantendo seu elevado padrão mesmo diante de crises financeiras e da saúde, responsáveis pela depleção da qualidade do ensino e formação. Esta expansão e amplitude de atuação dos residentes e especializandos do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP garante a perpetuação da educação com qualidade, uma vez que os residentes e especializandos do Grupo do Joelho atuam, no setor público, Hospital São Paulo, no Hospital Municipal de Barueri Dr Francisco Moran, no Hospital Estadual de Diadema, no Hospital Regional de Sorocaba Dr Adib Jatene, no Hospital Municipal de Parelheiros e na Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro. No setor da saúde suplementar os residentes e especializandos acompanham os cirurgiões membros do grupo em cirurgias por diversos hospitais como o Hospital Albert Einstein, Hospital Vila Nova Star, Hospital Sirio Libanes, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital do Coração (HCor), Hospital Samaritano Higienóplois, Hospital São Luiz Itaim, Hospital São Luiz Morumbi, Hospital Alvorada Moema, entre outros. Todas as atividades são supervisionadas por médicos especialistas membros do Grupo e o residente e especializando, ao final do programa, encontrar-se-á capacitado e apto para atuação clínico-cirúrgica no manejo dos diversos problemas do joelho mediante sua extensa e completa formação teórico-prática.

Seguem médias de cirurgias realizadas e acompanhadas por cada R4 especializando em cirurgia do joelho do Grupo do Joelho do DOT-EPM-UNIFESP, ao longo de 1 ano, ingressados em 2022.

Média de cirurgias realizadas por cada R4 Grupo do Joelho do DOT-EPM-UNIFESP:

LCA: 23

Protese Total de Joelho: 28

Sutura menisco: 4

Patelofemoral: 1

Outras (Multi-ligamentar, Osteotomia, LCP, Complexo medial, Complexo lateral, etc.): 5

Média de cirurgias acompanhadas por cada R4 Grupo do Joelho do DOT-EPM-UNIFESP:

LCA: 130

Protese Total de Joelho: 133

Sutura menisco: 43

Patelofemoral: 8

Unicompartimental: 3

Outras (Multi-ligamentar, Osteotomia, LCP, Complexo medial, Complexo lateral, etc.): 32

O Grupo do Joelho ministra aulas teóricas para o curso de graduação do 2º, 3º e 4º ano médico realizadas no 1º e 2º semestre. Durante o ano todo, grupos de alunos do 6º ano médico frequentam o ambulatório de joelho nas 2º feiras a tarde e 5º feiras pela manhã em uma sala especial para o 6º ano, onde tem aulas teóricas-práticas e discussão de casos sobre as patologias mais comuns do joelho.

Toda quinta-feira das 7:00hs as 8:30hs, antes do Ambulatório do Grupo do Joelho no Hospital São Paulo, o Grupo faz a sua Reunião Científica onde artigos são apresentados pelo R2 e R4, casos clínicos são discutidos e periodicamente temos a participação de um convidado de um outro Setor do DOT-EPM-UNIFESP ou de uma outra instituição.

O Grupo do Joelho coordena o Laboratório de Artroscopia do DOT localizado na Disciplina de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental da Escola. No laboratório os R2 treinam cirurgia artroscópica as 3as feiras sempre sob a supervisão de um assistente do Grupo. Esta atividade prática é aberta para os alunos da Liga Acadêmica de Ortopedia e colegas interessados na área cirúrgica.

Na Pós-Graduação, o Grupo encontra-se atualmente inserido em 2 principais programas da UNIFESP:

Ciência Radiológicas da Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo: Programa de pós-graduação a distância (interessados, especialmente se residents de cidades for a de São Paulo, favor entrar em contato)

Cirurgia Translacional