O Setor de ortopedia oncológica do departamento de ortopedia da unifesp é composto por ortopedistas especializados e com grande experiência  no tratamento de fraturas patológicas,  tumores ósseos primários, tumores de partes moles de extremidades, benignos e malignos. A equipe ainda conta com radiologistas, oncologistas, fisiatra, radioterapeutas e fisioterapeutas, atendendo os paciente sempre de forma multidisciplinar o que acreditamos ser fundamental para o tratamento oncológico.

Os atendimentos e os procedimentos cirúrgicos do setor são realizados na instituição em dois hospitais. As crianças e adolescentes são atendidas no instituto de oncologia pediátrica graacc/ unifesp e os adultos são atendidos no hospital São Paulo. Os Médicos da equipe ainda realizam atendimentos na especialidade em hospitais afiliados e na rede privada.

O setor tem por objetivos levar atendimento especializado de excelência aos pacientes do sistema único de saúde, contribuir com a formação de novos profissionais e com a produção de conhecimento através de trabalhos científicos. A missão do Grupo de Tumores Ósseos da UNIFESP é avaliar e propor atendimento ortopédico oncológico para todos os pacientes que buscarem avaliação do Grupo.

Formação de novos profissionais

O Grupo de tumores ósseos é responsável pela formação dos alunos do curso médico da escola paulista de medicina através de um programa de aulas para os alunos do 4o ano e do 6o ano.

Os médico residentes de ortopedia e traumatologia do departamento de ortopedia da epm/unifesp participam dos atendimentos e das cirurgias do grupo e recebem formação teórico e prática sobre a parte oncológica da ortopedia .

Contamos ainda com um programa de especialização de 2 anos voltado para a formação de  ortopedistas que desejam atuar na área de ortopedia oncológica. Parte desse programa em usualmente é realizado em hospitais no exterior que possuem convenio com o GTO.

O setor de ortopedia oncológica ainda oferece cursos de  pós graduação,  através do programa de pos graduação do departamento de ortopedia e traumatologia da unifesp.

Atendimento a população

O instituto de oncologia pediátrica graacc/ unifesp há várias décadas é refêrencia no tratamento de tumores primários de osso em crianças e adolescentes como o osteossarcoma de o tumor de ewing, e tem grande numero de publicações internacionais sobre o assunto.

O Hospital São Paulo recebe entre outros, pacientes adultos com fraturas patológicas por metástases de outros tumores, pacientes com sarcomas de partes moles sendo um hospital de alta complexidade e onde se localiza a sede do departamento de ortopedia e traumatologia da epm /unifesp.